Project for the Web, o que é e suas vantagens – Um caso real de aplicação

O Novo Project for the Web é uma ferramenta versátil e flexível, desenvolvida para ajudar as equipes de projeto (até mesmo os chamados gerentes de projeto “acidentais”) na gestão e execução de suas tarefas.

É surpreendente a simplicidade e utilidade desta ferramenta. Desde que começamos a lidar com ela, a nossa percepção tem sido que de fato Microsoft conseguiu criar uma nova experiência em termos de software de gestão de projetos.

O “antigo” PPM, continua sendo uma ferramenta bem mais robusta, e projetado para abordagens tradicionais de gestão de projetos, o que muitas vezes o torna não muito amigável ao usuário.

Porém o Project for the web, é uma ferramenta mais ágil, menos burocrática e mais fácil de usar e se ajusta muito bem aos novos desafios na gestão de projetos, como casos de abordagens ágeis e híbridas.

Um caso real:  

Recentemente estávamos auxiliando no desenvolvimento de um plano de gerenciamento de projetos, em um cliente em Abu Dhabi.

Nossa abordagem iniciou-se com o o PM Canvas, uma abordagem de uma página para planejamento e ideação de alto nível… no passo seguinte detalhamos o planejamento do projeto, um WBS (Work Breakdown Structure – estrutura analítica do projeto), definimos cronograma e tarefas, recursos e orçamento.

Foi então que sugerimos a adoção do Microsoft Project, como ferramenta para a gestão do projeto. Imediatamente o time do cliente lançou diversas reclamações “burocrático”, “lento”, “não ágil”, etc. Entendemos as reclamações em relação ao “antigo” project, e sem muita discussão, abrimos o Project for the web… eles não acreditaram que era o Microsoft project, tamanha a diferença da ferramenta.

Começamos com uma simples lista de tarefas, e rapidamente o time se ajustou e adotou a ferramenta com muito entusiasmo.

Este e outros casos recentes de adoção do project for the web tem comprovado o grande potencial da ferramenta. O antigo PPM, ainda continua relevante e útil para uma infinidade de casos, mas o advento do novo project for the web preenche uma lacuna para casos que eram complexos de mais para Planner, mas que não exigiam toda a robustez que o PPM tradicional oferece.

Algumas vantagens: 

Dentre as vantagens que temos no novo project é que, você não precisa de treinamento de 40h para começar a usá-lo, sua interface é intuitiva e o fluxo de interação com o usuário foi muito bem pensado.

Adicionar novos membros da equipe, se tornou algo muito simples. Caso precise de uma linha do tempo, basta mudar o tipo de visualização. A ferramenta incorporou facilidades como arrastar e soltar, e ações como estender a duração das atividades tornaram-se  muito mais fáceis.

É muito fácil construir um gráfico “Gantt”, tornando a visualização de cronogramas algo bem mais simples. Existe também a possibilidade de visualização no modo board, onde você pode gerenciar sprints e tarefas.

O project for the web é uma solução transparente, versátil, intuitiva e de fácil adoção e integração, não só para gestão de projetos, mas também para gestão de portfólio, incluindo governança e muito mais. E se você se interessou por ela, não deixe de conhece-la melhor, entre em contato com nosso time de soluções.

Cremos que a “gestão moderna de projetos” precisa de ferramentas e soluções modernas, e se você quer transformar a gestão de projetos de sua empresa, conte conosco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.